Postado em 04/09/2019 por Silvia
Porto de Santos: Perspectivas para o futuro
O Porto de Santos é o maior da América Latina e, como tal, precisa estar em constante mudança para atender o crescente mercado importador e exportador. Quase todas as trocas comerciais brasileiras acontecem neste porto.
Aliás, o Porto de Santos fechou o ano de 2018 com um novo recorde de movimentações com 133.159.762 toneladas de produtos, ultrapassando as expectativas dos especialistas.
Sem dúvida alguma, esse é um local que merece toda a atenção para mudanças em infraestrutura, não só para o embarque como também o desembarque dos mais diversos produtos.
Com a economia brasileira dando sinais de recuperação, as perspectivas para 2019 são bastante animadoras.
Além disso, é previsto um crescimento do agronegócio, o que também é um bom motivo para que novos investimentos sejam realizados no Porto de Santos e mudanças positivas ocorram já em 2019. Vejamos abaixo quais são elas!
Novas licitações
Em alguns casos, quando o governo precisa contratar empresas, ele abre licitações. Em 2019, haverá novas para as áreas do porto que ainda estão sem nenhum tipo de operação.
Entre os que entrarão na licitação estão os lotes STS 13A, localizado na ilha de Barnabé e o lote STS 20 na região de Outeirinhos.
A área em questão, que não está em funcionamento, é destinada para a movimentação de granéis líquidos, no caso da STS 13A, e teve um investimento de R$ 111,4 milhões. Já a segunda região, que fica na lateral direito da Porto de Santos, foi construída para a movimentação de granéis sólidos, especialmente para produtos como fertilizantes e sal.
Será possível também movimentar outras substâncias como sulfatos e carbonatos.
Essa região já foi alvo de licitação por parte do governo do estado, mas não teve empresas interessadas em investir. Por conta disso, o processo licitatório sofreu algumas modificações para deixar o investimento mais atraente.
A intenção é que, em uma próxima tentativa, tenha empresa vencedora. Essas licitações com resultados positivos podem trazer mais de R$200 milhões em investimentos para o nosso país.
Contratação da dragagem do porto
Para aumentar a profundidade e assim, permitir que navios de maior porte possam atracar no porto, o governo resolveu estender o contrato com a empresa já responsável que é a Van Oord Operações Marítimas e a Boskalis do Brasil. Dessa forma, a continuidade das obras fica garantida até, pelo menos, metade de 2019.
Porém, de acordo com o presidente da Codesp, a dragagem é uma operação que funciona melhor quando realizada pela iniciativa privada. Assim, é bem possível que, ainda em 2019, novos modelos para a realização do processo sejam adotados.
Mais participação privada
Atualmente, grande parte das decisões que interferem direta ou indiretamente no funcionamento do Porto de Santos dependem do Governo Federal. Para 2019, a tendência é que esse cenário mude e haja mais participação privada na gestão.
Dar mais autonomia ao governo local é essencial para que ocorra um maior desenvolvimento, beneficiando a todos dessa forma.
Outra tendência é quanto ao fortalecimento do CAP (Conselho de Autoridade Portuária). Ele reúne trabalhadores, pessoas que usam o porto, governo, empresários e outras pessoas relevantes para o pleno funcionamento do Porto de Santos.
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